Pela primeira vez em Timon – MA

Anuncio timon

O espetáculo infantil “Aventuras do Mundo Encanado” chega no próximo dia 20 de novembro a Timon, no Maranhão, com o foco de democratizar o acesso à cultura e conscientizar a população local sobre o meio ambiente. Viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da concessionária Águas de Timon e apoio do Instituto Equipav, a peça fará onze apresentações gratuitas em escolas municipais e uma apresentação na Praça São José.

Na cidade, as apresentações serão realizadas pelo timonense “Grupo Proposta de Teatro”, que em seus 27 anos de existência, fortaleceu seu trabalho em Timon, proporcionando-lhe uma contínua ação cultural pela ruas, praças e espaços culturais do município através de oficinas, montagens de espetáculo e realização de mostras de teatro. Por meio de uma abordagem lúdica, o espetáculo contará a história que terá como protagonista um tatu-bola e também as características geográficas da região, contextualizado para as problemáticas enfrentadas no dia a dia.

O espetáculo conta que Chico Bola é um tatu-bola dedicado à proteção do meio ambiente e, principalmente, do bioma em que vive: a caatinga, que está ameaçada pela poluição e pelo desmatamento. Preocupado com seu habitat e com a Fada, personagem representa o elemento água no espetáculo, ele se une a amigos como Catirina e a Cobra Sucurino para enfrentar e conscientizar as pessoas que poluem o meio ambiente. Nessa incrível viagem pelo mundo encanado, Chico aprende junto com as crianças diversas maneiras de proteger os recursos naturais, de maneira lúdica e interativa, utilizando diversas linguagens inclusive cantos e danças da cultura popular.

“O projeto é de elevada relevância para educação local, utiliza metodologia lúdica, por meio de peça teatral, e aborda temas de impactos sociais. Esperamos facilitar o aprendizado e estimular a educação, base de grandes mudanças. É uma satisfação apoiar projetos que visam o fortalecimento da comunidade em geral”, afirma Natália Frota, assistente social da Águas de Timon.

Além da cidade do Maranhão, a peça passa por outras 18 cidades de cinco estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas. Está é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras do Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de  115 mil crianças.

“Queremos levar cultura e informação para aqueles que não têm acesso, de forma que todos possam se conscientizar do papel importante que tem dentro do ecossistema e na sua preservação e, com isso, modificar suas atitudes diárias e torná-las mais responsáveis.”, explica Paulo Pontes, produtor da 3 Apitos Cultura.

Confira as fotos em Timon: http://teatronaescola.com.br/muraldefotos/timon/

Serviço:

Aventuras do Mundo Encanado

Dia 20/11 (segunda-feira)

Local: Escola João Reis

Horários: 10h00 e 16h00

Dia 21/11 (terça-feira)

Local: Escola Anjo Gabriel

Horários: 8h00 e 16h00

Dia 22/11 (quarta-feira)

Local: Escola Professora Raimunda (Mundoca)

Local: Escola Pedro Falcão